Benefícios do sal rosa para o bom funcionamento do organismo

 O sal rosa do Himalaia é muito importante para a alimentação, pois contém minerais e elementos necessários e presentes no organismo humano, com todos os benefícios do sal rosa.

Com formato coloidal, os minerais do sal rosa são absorvidos facilmente pelas células. Também por ser rico em colóides (que facilitam a absorção dos nutrientes pelas células do corpo), o sal rosa purifica, relaxa e estimula o organismo ao agir como antioxidante e desintoxicante.

A alta concentração mineral confere cor rosa ao sal do Himalaia, com índice reduzido de teor de sódio em comparação ao sal marinho. Este é um dos principais benefícios do sal rosa.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que sejam consumidos de 5 gramas (g) a 6 g de sódio (presente no cloreto de sódio, o sal de cozinha) por dia. Contudo, devido ao ritmo acelerado do dia a dia, as pessoas acabam consumindo de 10 a 12 g por dia – o dobro.

Isto ocorre porque muitos dos alimentos já contêm o sódio em sua composição. E quando consumido em excesso, o sal pode causar diversas doenças, como hipertensão, além de problemas como a retenção de líquidos, estrias, celulites, etc.

Diante disso, alternativas mais saudáveis são buscadas cada vez mais, por isso os benefícios do sal rosa são evidenciados, fazendo com que este produto seja introduzido na nutrição.

Principais benefícios do sal rosa

  • – Contribui para a saúde vascular;
  • – Auxilia nas funções respiratórias;
  • – Promove o equilíbrio celular;
  • – Reduz sinais de envelhecimento;
  • – Promove sono saudável;
  • – Prevenção de cãibras musculares;
  • – Hidratação corporal;
  • – Fortalecimento ósseo;
  • – Redução da pressão arterial.

Sal, indispensável nas funções do organismo

Ao contrário do que muitos pensam, o sal é fundamental para o equilíbrio das funções do organismo, atuando no equilíbrio da água, na entrada e saída de nutrientes e de outras substâncias de nossas células – sendo indispensável à saúde e para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, o sal também controla funções vitais, como os batimentos cardíacos, contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos. Ainda há diversos distúrbios causados pela deficiência de iodo.

Origem do sal do himalaia

Os benefícios do sal rosa se devem à alta concentração de minerais do sal retirado de depósitos rochosos do Himalaia que, por muito tempo, ficaram protegidos de toxinas e elementos externos.

O sal rosa apresenta um alto teor mineral, aumentando seu sabor e suas propriedades nutricionais. Com minerais essenciais para a saúde humana, que podem ser facilmente absorvidos através da alimentação, os cristais do sal rosa apresentam coloração de branco, rosa e ao vermelho escuro, dependo da mina da qual foram extraídos.

O sal rosa apresenta gosto “menos salgado” em comparação aos demais tipos de sais, o que dá mais sabor ao alimento.

Para obter os benefícios do sal rosa, a indicação é utilizá-lo como tempero em saladas e na preparação de quaisquer outros pratos ou alimentos.

0/5 (0 Reviews)
The following two tabs change content below.
Dra. Elsa Mascarenhas

Dra. Elsa Mascarenhas

Formada na Faculdade de Medicina da UFMG, especialista na Medicina focada no diagnóstico e tratamento clínico das patologias em adultos.

Deixe um comentário